Muito comum na música popular, a virada consiste em fazer uma seqüência rítmica diferente no groove que acompanha a música. Geralmente ela não é escrita pelo arranjador ou compositor, esses deixam a cargo do instrumentista fazer, e depende da habilidade e gosto de cada um. É comum vermos o termo fill ou drum fill.
Exemplo:
Um jeito fácil de tocar viradas na bateria é você pensar na fórmula de compasso (métrica), por exemplo: se a musica estiver em compasso quaternário, que é bastante comum, você vai contar 1 2 3 4, 1 2 3 4, etc e encaixar a virada no tempo em que desejar. Geralmente ela é feita de um compasso para o outro e pode ser tocada no último tempo do compasso, no penúltimo e ultimo tempo do compasso e no compasso inteiro.
Exemplo 1 - virada no último tempo do compasso:
Exemplo 2 - virada nos dois últimos tempos do compasso:
Exemplo 3 - virada no compasso inteiro:
Se o compasso for de cinco ou mais tempos, você pode usar a mesma fórmula acima e adicionar a virada nos três ou quatro últimos tempos do compasso.
Exemplo no compasso de cinco tempos:
Exemplo no compasso de sete tempos:
Sempre digo que o mais importante é usar a criatividade, experimente essa forma de fazer viradas e depois comentem ou tire suas aqui nesse tópico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário