quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Viradas

Muito comum na música popular, a virada consiste em fazer uma seqüência rítmica diferente no groove que acompanha a música. Geralmente ela não é escrita pelo arranjador ou compositor, esses deixam a cargo do instrumentista fazer, e depende da habilidade e gosto de cada um. É comum vermos o termo fill ou drum fill.

Exemplo:






Um jeito fácil de tocar viradas na bateria é você pensar na fórmula de compasso (métrica), por exemplo: se a musica estiver em compasso quaternário, que é bastante comum, você vai contar 1 2 3 4, 1 2 3 4, etc e encaixar a virada no tempo em que desejar. Geralmente ela é feita de um compasso para o outro e pode ser tocada no último tempo do compasso, no penúltimo e ultimo tempo do compasso e no compasso inteiro.

Exemplo 1 - virada no último tempo do compasso:






Exemplo 2 - virada nos dois últimos tempos do compasso:





Exemplo 3 - virada no compasso inteiro:





Se o compasso for de cinco ou mais tempos, você pode  usar a mesma fórmula acima e adicionar a virada nos três ou quatro últimos tempos do compasso.

Exemplo no compasso de cinco tempos:





Exemplo no compasso de sete tempos:







Outra forma bastante usada é "chamar" a virada um compasso antes. Quer ver o exemplo?









Sempre digo que o mais importante é usar a criatividade, experimente essa forma de fazer viradas e depois comentem ou tire suas aqui nesse tópico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário