sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Peças da bateria

   Outro dia eu postei aqui uma breve história da bateria. Hoje, vou postar as peças desse instrumento e alguns acessórios geralmente usados pelos bateristas.
     A bateria é um instrumento da familia da percussão, então há uma variedade grande de tambores e pratos com tamanhos, materiais, espessuras diferentes. Sem falar dos acessórios de percussão adicionados na bateria, ou seja, as possibilidades são inúmeras, o que vale é a criatividade, eu mesmo uso um molho de chaves no meu kit (chavilhão). Aqui você vai encontrar os instrumentos mais comuns. O legal é pesquisar, onde você mora com certeza tem algo que dá pra colocar na bateria. 
  

Bumbo


É um tambor de som grave podendo ter uma ou duas peles. Suas medidas variam entre 18” e 22” de diâmetros (pele) e 14” a 18 de profundidade. É tocado com um pedal. 








Caixa ou caixa clara

Como sabemos, a caixa é um dos principais instrumentos da percussão. Ela possui duas peles e suas medidas variam entre 10” e 15” de diâmetro (pele) e 3” a 8” de altura. Tem som claro (aberto) obtido por uma esteira (conjunto de fios de metal colocado na parte inferior). As caixas menores que 14” são chamadas de piccolo e geralmente são usadas como efeito no kit de bateria.  
Tom-tons e surdo

São tambores com uma ou duas peles suspensos aos pares em estantes (tom holder) e colocados em cima do bumbo. Suas medidas variam entre 6” e 18” de diâmetro (pele) e 4,5” a 16” de altura. Seu uso na bateria é indispensável por serem utilizados nas viradas e construção de frases. Quando os toms têm somente uma pele, são chamados de concert toms muito usados em orquestras.
Obs.:
Na bateria, os tambores com medidas entre 6” a 13” são chamados de tom e de 14” a 18” são chamados de surdo, porém não existe uma regra quanto a essas denominações.


Chimbal – hit-hat – contratempo - xipó

São par de pratos com diâmetros entre 13” e 15” colocados num sistema de estante chamado máquina de chimbal. Esse sistema consiste em posicionar um prato com a sua cúpula voltada para baixo e outro prato com a sua cúpula voltada para cima. O prato de baixo fica fixo e o de cima se move com o auxílio de uma haste presa a ele e ligada a um pedal acionado pelo pé. Foi introduzido na bateria para que o músico pudesse trabalhar com independência, sendo um pé para o bumbo e o outro para os pratos. O nome chimbal é a variação do termo inglês “cymbal” que significa prato. Em inglês se chama hit-hat; no Brasil usam-se os termos chimbal, contratempo ou xipó




Prato de ataque - crash

Medem entre 14” e 20” de diâmetro, suspensos numa estante e produz um som cheio de harmônicos com bastante tempo de duração. Na música é usado quando se deseja produzir um som forte com bastante brilho.





Prato de condução - ride

Medem entre 18” e 22” de diâmetro, também são suspensos por uma estante, produz um som curto e com pouco tempo de duração. Na música é usado para marcação.


China


É um prato comum, porém, com a borda voltada para cima. Seu diâmetro varia entre 12” e 22”. A sonoridade do china é semelhante ao tam-tam. 




Splash


São pratos de diâmetro pequeno que variam entre 8” e 12”, servem para se obter um som agudo, penetrante e cheio de harmônicos com ataque de curta duração.


Cow Bell


Também conhecido como cencerro, é um sino com badalo pendurado no pescoço do gado usado para localizar o animal perdido do rebanho. Porém, em algumas regiões, esse instrumento passou a ser usado em orquestras, ganhando bastante notoriedade devido a sua excelente qualidade sonora. Muito usado na música popular de Cuba.

Wood block e jam block
 
Bloco geralmente retangular feito em madeira com um corte que transforma uma parte dele em lamina.
O jam block tem as mesmas características do wood block, porém é feito de plástico 
 Carrilhão

Conjunto de hastes de metal oco ou maciço dispostos paralelamente na posição vertical. Diferente do carrilhão tradicional que é feito com sinos geralmente usado nas igrejas e do carrilhão de orquestra conhecido como tubular bells.

Um comentário: