segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

História da Bateria

Andei lendo no dicionário de percussão, sites e periódicos algumas matérias relacionadas a história da bateria e cheguei a conclusão de que esse assunto é vasto, devido ao local e época em que ela surge. 

Procurei ser breve no texto que segue. se alguém tiver algum material e quiser compartilhar será muito bem vindo.

         A bateria é um instrumento da família da percussão e consiste num conjunto de tambores, pratos, também podendo ter alguns acessórios tais como: cowbell, pandeiro meia-lua, blocos sonoros, carrilhão, entre outros, sendo tocada apenas por uma pessoa geralmente com auxilio de uma baqueta. Ela nasceu no final do século XIX junto com as bandas de circo e de jazz, tendo se destacado mesmo com as bandas de jazz que era o estilo musical mais influente da época, atualmente é usada na música popular: rock, samba, dance entre outros estilos.

A bateria ou trap set como era chamada era bem diferente tal qual conhecemos hoje, no começo não existia estante pra caixa e os bateristas tinham que colocá-la numa cadeira ou pendurá-las no corpo por um talabarte. O pedal de bumbo foi inventado por William F. Ludwig feito em madeira e depois, com ajuda de seu cunhado, começou a fabricar em aço.

Outra grande invenção foi a máquina de chimbal, desenvolvida pelo baterista Gene Krupa.

Os tambores tinham medidas bem maiores em relação às baterias de hoje em dia, um bumbo media em torno de 26 polegadas e eram bem rasos, isso porque os tambores que constituíam a bateria na época eram os mesmos usados nas bandas de música, com o passar do tempo essas medidas foram diminuindo, e hoje temos bumbos com 18, 20 e 22 polegadas.


Os tom-tons também não existiam naquela época, eram usados pequenos tambores japoneses colocados em cima do bumbo, mas como os bumbos eram grandes demais, acabava atrapalhando o acesso aos pequenos tambores.


Com o passar dos anos a bateria foi sendo aperfeiçoada e novos modelos foram criados.

Na década de 80 apareceram os primeiros kits de bateria eletrônica onde são usados samplers com diversos tipos de sons e efeitos.


Hoje em dia o mercado de bateria investe pesado em pesquisas, com engenheiros especializados na fabricação de tambores, ferragens, baquetas, pratos, peles e outros insumos que compõem uma bateria; sem falar em livros, site, revistas, workshops que se atualizam a cada dia.

A bateria tem ganhado destaque no meio musical, deixando de ser meramente um simples instrumento de acompanhamento e passando a ser usado como instrumento solo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário