sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Aprendendo como segurar a baqueta


Usamos uma técnica chamada pinça onde a baqueta se posiciona entre a primeira articulação (parte da impressão digital) do dedo polegar e o segundo artelho dedo indicador. Os outros três dedos vão apenas cobrir a baqueta e servir de “mola” para executarmos alguns tipos de toque. A baqueta deve fazer parte do corpo, então segure-a sem fazer força, e jamais mude a posição do corpo, ou seja, jamais “entorte” os membros para tocar bateria.

Existem basicamente duas técnicas usadas para segurar as baquetas:


Tradicional Grip
Matched Grip


Há duas variações da técnica matched grip, o que vai diferenciar uma da outra é a posição da baqueta na mão, numa a baqueta vai ficar no primeiro artelho do dedo indicador e na outra a baqueta vai ficar no segundo artelho do dedo indicador.


A técnica tradicional, ou traditional como alguns chamam, era usada numa época em que a caixa ficava apoiada no corpo do executante por uma correia chamada talabarte, dessa forma o tambor ficava numa posição ergonômica para que pudesse ser tocada. Nessa técnica uma das mãos vai segurar a baqueta entre a junção dos dedos polegar e indicador, ficando levemente apoiada no segundo artelho do dedo anular e com a palma da mão voltada para cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário